Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Caracol

Um blogue pseudo-humoristico-sarcastico e que afinal é só parvo.

É publicidade ou não?

De manhã, vi esta... Coisa, chamemos-lhe assim, num jornal:

IMG_20160125_122921.jpg

 

 

 

Não vamos falar do produto, mas sim do texto.

Para mim, é um artigo claramente publicitário. Porque outra razão a jornalista sentiria necessidade de colocar ali em rodapé, em jeito de confissão, aquele "a jornalista viajou a convite da Carl Zeiss"? Lembra, e muito, os "posts escritos em parceria com" da bloga.

Reparem, eu não quero ser uma puritana da publicidade, não me choca que quem faz publicidade em blogues (desde que devidamente assinalada, óbvio), não me choca que tentem criar empatia com o leitor contando uma história pessoal (que possa ou não ser verdade), não me choca que jornalistas recebam contactos para divulgações de produtos - desde que o façam em áreas dedicadas à temática. Agora o que me choca, e muito!,é publicidade num jornal supostamente informativo, feita por uma jornalista e enquadrada numa página de economia. Desculpem, mas isto é gozar com a cara do leitor e consumidor.

Podem sempre alegar que aquilo é divulgação e informação de um produto novo, mas eu não consigo vê-lo dessa forma. Não ficaria tão indignada se, por exemplo, aparecesse na primeira página dos classificados. Tal como não fico quando leio divulgação de produtos, por exemplo, na TimeOut. Qual é a diferença? Um leitor que compre e leia uma revista deste género saberá, à partida, que a mesma serve de divulgação de produtos ou serviços. Já um leitor da  National Geographic provavelmente não acharia muita graça a um artigo sobre um hotel na Polinésia Francesa. Da mesma forma, quem compra e lê um jornal de caráter informativo, não quer publicidade no meio da informação. Misturar tudo no mesmo saco é, na minha opinião de leitora/consumidora, enganoso e um grandessíssimo tiro no pé, pelo que, pela parte que me toca, este jornal perdeu uma leitora.