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A Caracol

Um blogue pseudo-humoristico-sarcástico. #soquenão #ésóparvo

Atletas Anónimos - A Di

Há umas semanas, fui surpreendida por um post, na grupeta do ginásio, que referia uma perda de 4% de massa gorda num mês. Não conhecia a cachopa, de parte alguma, mas este feito merecia mais destaque. Quanto mais não seja num blogue pequenino e altamente parvo. :P 

Tendo o "não" como garantido, meti conversa com a Di que, mesmo não me conhecendo de parte alguma, foi uma simpatia e me concedeu esta bem humorada entrevista. 

Ora atentem lá: 

Di, conta cá a nós, há quanto tempo práticas desporto de forma regular?

Sempre fui uma desportista, já desde que nasci.

Não, podia ser verdade, mas não. :D Na minha adolescência já frequentei um ginásio durante um ano, mas depois, por alguns motivos, acabei por deixar de o frequentar. Tendo em conta o meu trabalho neste momento e a minha situação física - que era muito má - decidi que tinha de voltar ao exercício a sério. Fazia algumas caminhadas, mas não era o suficiente. Em março inscrevi me no nosso ginásio, mas comecei a treinar bem mais a sério em Abril. Tinha - e ainda tenho - muita massa gorda para perder.

 

Ui...

Só em Março?!

Caramba, e perdes logo assim 4% de massa gorda?! Uau! 

 

Sim, comecei a treinar a sério em Abril e nos finais desse mês, se não estou em erro, comecei a ter aulas de PT. Tenho duas meias horas por semana e nos restantes dos dias vou fazendo o treino normal. Quando me inscrevi no ginásio, já tinha ideia de ter aulas com PT, por isso quando fiz a avaliação física com o Nuno falei-lhe nisso e também achou que podia ser uma boa ideia para conseguir atingir o objectivo mais rápido. Ah, o objetivo é ganhar massa muscular e emagrecer! Quando entrei estava com 64kg e atualmente tenho 61kg, estou a perder massa gorda e a ganhar massa muscular.

Quando comecei a treinar o Nuno achava que eu era demasiado zen: fazia os exercícios devagar, sempre com muitas paragens... Na verdade ainda me estava a adaptar ao ginásio. Então aí, aconselhou-me a avançar com as aulas de PT e o ideal seria dois dias por semana durante meia hora e complementar com o plano de treino nos outros dias. Agora sim, com o PT é a doer e o Nuno tem sido excelente: sabe incentivar, puxa por mim quando é preciso, dá-me cabo da cabeça quando as coisas não estão bem, mas também motiva quando estamos num bom caminho.

 

Tenho que perguntar: como conseguiste perder 4% de massa gorda num mês? A mim parece-me imensooooo...

 

Sinceramente? Não sei. :D  Agora a sério, tive de mudar algumas coisas na minha alimentação: comia muito pão - foi uma das coisas que cortei, atualmente apenas como 1 integral a meio da manhã - cortei praticamente os hidratos ao jantar, não sou pessoa de comer muitos doces, mas agora ainda como muito menos. É treinar muito e beber muita água. O treino tem sido mesmo fundamental.

 

E dói.  O treino é fundamental e dói. :D

Mesmo tendo começado há pouco tempo, notas benefícios no teu dia a dia?

 

Dói e muito, há alturas em que acho que vou desfalecer! :D

Noto que já não estou tão "inchada", costumo usar saias e às vezes sentia que estavam mesmo justas e agora já não as sinto a "sufocar". Mesmo no meu dia a dia começo a aperceber-me que não me canso com tanta facilidade... Há uns tempos dava meia dúzia de passos e ficava logo a bufar. Agora ainda" bufo", mas já vou conseguindo aguentar. No entanto, sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer e confesso que às vezes assusto-me, porque há alturas em que não sei se realmente vou conseguir atingir o objectivo combinado..

 

Qual é o objectivo combinado?

Espera, vou sentar me.

Já estou. Podes dizer.

 

É melhor... :P

55kg. Quando comecei creio que estava nos 64kg. Neste momento, dado que com o tempo quente tenho tendência a fazer retenção de líquidos e também porque temos "aquelas" alturas do mês e o meu corpo tem tendência a inchar, o meu peso anda entre os 61kg-62kg.

 

Nada mau, mesmo assim, para tão pouco tempo... ;)

Como inseriste o desporto na tua rotina? Foi um processo difícil?

 Há bastante tempo que sentia necessidade de fazer algo mais, as poucas caminhadas que fazia não eram suficientes. Ainda comprei um step e um equipamento que trabalha pernas, mas não notava muita diferença, precisava de algo mesmo a sério e tinha que ser um ginásio. Não foi um processo difícil, porque quando começamos a ver resultados, por mais pequenos que sejam, percebemos que fizemos a melhor escolha. No entanto, há dias em que não há vontade para ir ao ginásio... Ou porque sinto-me mais cansada ou não dormi muito nessa noite, há dias em que simplesmente não apetece, prefiro fazer outra coisa, mas tento sempre pensar que todo o esforço acaba sempre por compensar e no fim do treino penso sempre: ainda bem que vim, até passou rápido.É preciso sempre pensar positivo, às vezes não é fácil, mas tem valido muito a pena 

 

Wow?! Comprar um Step? Quem é que compra um Step?! Eu quando quis imitar o exercício num Step, usei as escadas! :D

 

Não resultou, claro.Já tinha feito step há uns anos atrás e gostava muito, mas em casa não era a mesma coisa.

 

Passaste a encarar o exercício com gosto, diria até prazer, mas isso estragar-me-ia já a reputação, ou mesmo já estando enraizado na rotina, continua a ser um "tem de ser"?

 

Cada vez vou gostando mais treinar, mas devo confessar que ainda continua a "ter de ser". Acho que enquanto não atingir o objectivo vai" ter de ser". Talvez daqui a uns bons e largos meses passe a praticar exercício como se já fosse uma coisa normal, mas para já ainda há momentos em que há falta de vontade e até desânimo... Sejamos sinceras: estou no ginásio porque tem mesmo de ser, provavelmente se não tivesse nenhum GRANDE objectivo pela frente seria mais fácil.

Mais fácil desistir?

 

Talvez... Mas se não tivesse nenhum objectivo e fosse para um ginásio, das duas uma: ou andava lá com muito gosto ou então baldava-me com mais frequência..

 

Ora aí está uma grande verdade. O compromisso só, às vezes, não chega.

Além do Grande Objetivo, há mais alguma coisa que gostasses de alcançar? Eu gostava de mexer melhor os braços, por exemplo. Sinto sempre que estou a segurar um monte de ovos.... 

 

Sim, quero melhorar a minha resistência. Às vezes ando a correr para apanhar o comboio e fico quase a desfalecer, às vezes sinto que tenho 100kg em cima... E as pernas! Preciso de exercitar as pernas! Às vezes, quando caminho com alguma pressa, sinto que estive a correr uma maratona! :D

 

Só para terminar, imagina que do outro lado do ecrã nos lê o preguiçoso dos preguiçosos enquanto enfarda alegremente um pacote de batatas fritas. Como o tentarias convencer a fazer desporto contigo?

  

Bem, isso é uma tarefa difícil... Digo isto porque ainda não consegui convencer o meu namorado e ele não é assim tão preguiçoso 
Se esse grande preguiçoso quiser continuar a encher-se de gorduras e açúcares, se quiser ter colesterol alto, diabetes, tensões altas, uns enfartes e perder anos de vida, está de certeza num bom caminho. Mas se preferir ter uma vida mais saudável, poder até continuar a comer de tudo, com moderação, evitar alguns problemas de saúde e ter muitos longos anos de boa saúde, então o melhor que tem a fazer é começar a praticar desporto, pois pode ter a certeza que vai notar grandes diferenças e ter um estilo de vida muito mais saudável. 
Todas as pessoas deviam fazer exercício físico, nem que seja uma caminhada/corrida durante meia hora todos os dias. O exercício físico é muito importante - e já nem falo por uma questão de estética! -  traz imensos benefícios para a saúde, até ajuda e muito a aliviar o stress naqueles dias mais complicados. Por isso, mesmo aquelas pessoas que não têm disponibilidade financeira para se inscreverem num ginásio, não têm desculpa para não treinar, umas caminhadas/corridas junto à praia ou até mesmo na rua onde vivem, praticarem algum desporto... Hoje em dia há muitas alternativas para quem de facto quer fazer alguma coisa pela vida e, essencialmente, pela saúde.

Como já diz o velho ditado "parar é morrer".

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